Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

IDSS e o Programa de Qualificação de Operadoras

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma inciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.  

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Os resultados da avaliação das operadoras neste programa são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Conforme o desempenho, as operadoras são classificadas em cinco faixas de avaliação, representadas por cores.

Fonte: Site ANS - https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans - Acesso em 15/01/2025

Em 2024, a Operadora se manteve entre as duas melhores faixas de avaliação, mantendo o desempenho positivo dos últimos anos. A nota do IDSS 2024, referente ao ano-base 2023, foi de 0,6715. É importante destacar que essa avaliação abrange todas as ações, serviços prestados e o processo de gestão desenvolvido ao longo de 2023.

Com a posse da atual Diretoria Executiva, em meados de 2024, foram implementadas diversas iniciativas com o objetivo de melhorar a avaliação da Operadora e promover ajustes nos processos que impactam diretamente o desempenho no IDSS. O objetivo principal dessas ações está alinhado ao planejamento estratégico, que visa alcançar a nota máxima (1,0) no índice até o ano de 2027.

Entre as principais medidas adotadas estão a revisão de processos assistenciais e administrativos, a ampliação de programas de saúde preventiva, a otimização da gestão de recursos e a modernização de sistemas de monitoramento de indicadores. O foco é fortalecer continuamente as práticas que contribuem para o avanço da qualidade da assistência e sustentabilidade da Operadora.

Confira como foi o desempenho da POSTAL SAÚDE no Programa de Qualificação da ANS correspondente ao IDSS 2024 (Ano-base 2023):

IDSS 2024 (Ano-base 2023)

  • 1- IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

  • 2- IDGA – GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

  • 3 – IDSM – SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

  • 4 – IDGR – GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Outras informações sobre o Programa e a Avaliação acima mencionados poderão ser acessadas no sítio institucional da ANS na internet, clicando aqui.