Postal Saúde divulga Relatório de Administração 2020

A Postal Saúde divulga nesta quarta-feira (31/3) o Relatório de Administração 2020. Com 81 páginas, o documento traz as atividades realizadas no período, a análise econômico-financeira, os destaques da governança, as demonstrações financeiras, com pareceres das auditorias interna e independente, bem como as perspectivas para o futuro.

Em termos gerais, o Relatório mostra que uma das grandes preocupações da Operadora é a sua sustentabilidade, com o objetivo de seguir oferecendo assistência médico-hospitalar e odontológica de qualidade para seus 267 mil beneficiários em todo o território nacional.

O documento revela como, apesar de 2020 ter sido um ano desafiador — com o enfrentamento da pandemia da covid-19 e repercussão na saúde da população e, consequentemente, no dia a dia das operadoras de planos de saúde — a Postal Saúde não perdeu o foco e conseguiu resultados positivos.

Confira algumas dessas conquistas:

– Realização de 23.980 atendimentos presenciais nas filiais da Postal Saúde em todo o país, graças ao plano de contingenciamento adotado pela Operadora para garantir o atendimento, mesmo com as restrições impostas pela pandemia.

– Redução de 29,68% nas despesas assistenciais e de 11,57% nas despesas administrativas, em comparação a 2019.

– Custo real evitado no valor de R$ 29.139 milhões, com ações de negociações junto aos fornecedores e outras ações visando buscar alternativas menos onerosas, mas com a mesma qualidade, para os serviços de saúde oferecidos.

– Lançamento do Programa de Integridade e de instrumentos normativos, como o Código de Conduta Ética e Integridade, além da aprovação de programas e políticas específicas com o objetivo de prevenir, detectar e corrigir desvios, fraudes, irregularidades e atos de corrupção.

– Redução de 29% das reclamações na plataforma Reclame Aqui, serviço monitorado diariamente pela Operadora visando alcançar a satisfação dos beneficiários em todas as frentes. Comparando com 2019, houve um aumento de 2,09 pontos na nota do consumidor; um aumento de 22,5 pontos no índice de solução e um aumento de 16,9 pontos com a possibilidade de “voltar a fazer negócio” com a Postal Saúde.

– Solução de 76% das demandas apresentadas pelas entidades representativas dos aposentados. O ciclo de encontros com a diretoria da Postal Saúde já faz parte do calendário institucional da Operadora e a próxima reunião está prevista para outubro de 2021.

– Redução de 3 0,32% das NIPs (reclamações feitas na Agência Nacional de Saúde Suplementar), se comparado a 2019; e de 47,40%, em comparação a 2018.

– Melhor desempenho alcançado pela Postal Saúde quanto ao Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS, no qual a Operadora foi classificada na Faixa 1 em todos os trimestres divulgados em 2020 pela agência reguladora, com 92% das demandas finalizadas.

Perspectivas para 2021

De acordo com a gerente de Estratégia Organizacional, Karina Cristina Hoffman, responsável pela elaboração do Relatório de Administração, para 2021 a grande perspectiva da Operadora é a revisão do Planejamento Estratégico, que trará novas diretrizes, nova visão, missão e valores para a Postal Saúde.

“O aprendizado com as ações de melhorias adotadas no Plano de Recuperação Assistencial e na Intervenção Fiscalizatório serviram como base para o amadurecimento e a melhoria dos processos da Postal Saúde. Em 2020, foram mapeados cerca de 92% dos processos da Operadora, trazendo maior eficiência e padronização, corroborando para o próximo grande desafio que será a certificação da Postal Saúde”, destaca a gestora.

Outra prioridade para 2021 é o lançamento do projeto de Atenção Primária à Saúde, previsto para o primeiro semestre deste ano, cujo modelo foi delineado em 2020 e aprovado pela Diretoria-Executiva no final do ano. A Atenção Primária à Saúde caracteriza-se por um conjunto de ações para a promoção de saúde integral, incluindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e manutenção da saúde. A previsão é de serem lançados alguns projetos-pilotos antes da implementação do projeto em todo o território nacional.

Seguir aprimorando a comunicação com os beneficiários é também uma das prioridades para este ano. Nesse sentido, os canais de atendimento oficiais da Operadora (Central de Atendimento e Ouvidoria) estão sendo fortalecidos e o site está sendo reformulado. O intuito é facilitar a navegação para acesso aos conteúdos multimída e oferecer um chat para comunicação em tempo real com os beneficiários.

“Muitos outros projetos estão em curso para que a Postal Saúde possa cumprir com sua principal missão, que é cuidar da saúde dos beneficiários”, conclui a gerente Karina Hoffmann.

.Clique aqui para ler o Relatório de Administração 2020


Por: Comunicação/Postal Saúde

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