Postal Saúde e Correios criam projeto para otimizar a realização de exames periódicos

Em 2024 o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) alcançou resultados expressivos, evidenciando o compromisso da Postal Saúde com a promoção da saúde ocupacional dos empregados dos Correios. Buscando ampliar ainda mais esses resultados e elevar o nível de excelência em nossos processos, foi idealizado o Projeto Marco Zero – PCMSO, uma estratégia inovadora que visa otimizar a realização dos exames periódicos, proporcionando um atendimento mais ágil, integrado e abrangente.

O projeto foi desenvolvido em parceria com os prestadores de serviços e com os Correios para otimizar a realização dos exames periódicos dos empregados. Ele tem como principal objetivo realizar os exames de todos os empregados elegíveis de uma unidade/região em um único momento, sem considerar o vencimento do último Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido. Dessa forma, ampliamos nossa capacidade de planejamento e execução, possibilitando o atendimento integral dos colaboradores em visitas presenciais, especialmente por meio de unidades móveis e por meio dos ambulatórios, o que resulta em ganhos operacionais significativos.

Inicialmente, o projeto seria realizado em todo o território nacional. Contudo, em alinhamento com os Correios, foi definida a execução inicial em oito estados/SE’s: Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Pará (PA), Amazonas (AM), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), São Paulo Metropolitana (SPM) e Rio Grande do Sul (RS). Posteriormente, devido a estratégias operacionais, foram incluídos Maranhão (MA), Paraná (PR) e São Paulo Interior (SPI), o que foi prontamente aprovado pelos Correios.

Para garantir o sucesso e a consolidação do projeto, estamos realizando visitas presenciais de alinhamento com as regionais, superintendências dos Correios e dos prestadores de serviços Total Life e Check Up. Essas visitas têm como objetivo definir estratégias específicas para a execução local, observar as particularidades de cada superintendência dos Correios, esclarecer dúvidas operacionais, fortalecer a parceria entre as equipes e garantir uma atuação integrada e eficiente.

Até o momento, já foram realizadas visitas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambas com excelentes resultados. Durante esses encontros, foram definidos alinhamentos com a superintendência estadual e área de saúde dos Correios, os prestadores de serviços e as regionais, visando estruturar da melhor forma a execução do projeto neste ano.

A gerente da área, Wélica Camila de Sousa, celebra a execução do projeto.

“Estamos empolgados com a implementação do Projeto Marco Zero – PCMSO, que vai além de uma simples iniciativa de saúde ocupacional. Ele representa o compromisso conjunto dos Correios, Postal Saúde e prestadores de serviços com o bem-estar dos colaboradores e a eficiência operacional. Este projeto não apenas agiliza a realização dos exames periódicos, mas também fortalece a integração entre as equipes, promovendo um trabalho colaborativo e eficaz.”

E o coordenador da área, Jeferson Faustino Alves, destaca:

“O Projeto Marco Zero – PCMSO representa um avanço significativo na realização dos exames periódicos, possibilitando uma execução mais ágil e organizada, beneficiando tanto os empregados dos Correios quanto as equipes envolvidas na operação. Essa abordagem otimiza os recursos disponíveis e amplia nossa capacidade de atendimento, contribuindo diretamente para a promoção da saúde ocupacional.”

Por fim, informamos que as visitas aos demais estados já estão sendo programadas e, em breve, serão realizadas, consolidando o projeto nas demais localidades.

Visita UAR-RJ (Foto: Reprodução)
Visita UAR-MG (Foto: Reprodução)

Categories:

Tags: