A Estratégia Saúde & Família, modelo de Atenção Primária à Saúde implementado pela Postal Saúde no Distrito Federal, foi selecionada para a segunda etapa do Projeto Cuidado Integral à Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O anúncio desse resultado ocorreu no dia 9 deste mês, logo após a conclusão da primeira fase do edital, que contou com a participação de operadoras de saúde de todo o país.
“Recebemos com muito otimismo a notícia, pois isso indica que estamos no caminho certo e cumprindo as exigências legais para oferecer um atendimento de qualidade, voltado ao cuidado integral e contínuo da saúde dos nossos beneficiários”, comemora Raphael Gama de Rezende, gerente de Atenção à Saúde da Operadora.
As 35 operadoras selecionadas que avançarem no projeto serão apoiadas com mentoria especializada, em conformidade com o Manual de Certificação em APS da ANS. Além disso, terão a oportunidade de participar de sessões de aprendizagem virtuais e presencias, que incluem reuniões de alinhamento, discussão e compartilhamento de experiências.
Projeto Cuidado Integral à Saúde
O Projeto Cuidado Integral à Saúde da ANS é uma iniciativa de promoção das boas práticas previstas na certificação em APS. Foi implementado em 2021, por meio de uma parceria da ANS com o Institute for Healhcare Improvement (IHI), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), estabelecida por meio de Acordo de Cooperação Técnica.
Estratégia Saúde & Família
A Estratégia Saúde & Família da Postal Saúde é um modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) implementado no DF e em 19 estados brasileiros.
No Distrito Federal, o serviço atende aproximadamente 2.535 mil beneficiários cadastrados e é realizado pelo Grupo Dasa, nas unidades da Asa Sul, Asa Norte, Águas Claras e Taguatinga.
De acordo com o gerente Raphael Rezende, a tendência da Postal Saúde é expandir o serviço, de forma a abranger todos os estados brasileiros. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina são os próximos a receberem a APS.
Promoção da saúde e qualidade de vida
A essência desse modelo de atendimento é cuidar das pessoas, priorizando a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, em vez de apenas tratar doenças. Uma equipe multidisciplinar acompanha o beneficiário, levando em consideração seu estado clínico e seus hábitos de vida.
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), os serviços de saúde que adotam esse modelo podem resolver de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. Esse enfoque inclui desde a promoção da saúde e a prevenção de doenças até o controle de doenças crônicas e os cuidados paliativos.
Além de cuidar da saúde de forma preventiva, esse modelo permite mais economia para o beneficiário, uma vez que não há coparticipação para as atividades que fazem parte do pacote de serviços da Estratégia Saúde & Família.
Saiba mais sobre a Estratégia Saúde & Família
Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde (GECOM)
Foto: Postal Saúde