Postal Saúde encaminha relatório de gestão à ANS

A Postal Saúde enviou o Relatório de Gestão referente aos trabalhos realizados em 2023, nesta quinta-feira (28), à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documento apresenta os principais indicativos e avanços da Operadora conquistados no ano passado. A medida é uma prestação de contas que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a enviar à agência reguladora todos os anos.

Segundo o diretor-presidente da Postal Saúde, Cristiano Sayão, o ano de 2023 foi desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito produtivo.

“O contexto econômico brasileiro e as complexidades do mercado de saúde suplementar foram determinantes, contudo, a Postal Saúde alcançou índices expressivos que comprovam que estamos no caminho certo”, disse.

Para aprimorar os fluxos operacionais de empresa, a Postal Saúde tem apostado em um modelo de gestão diferenciado, com avaliação permanente dos processos – internos e externos -, bem como na implantação de ações rápidas e eficazes para a melhoria de suas ferramentas administrativas. Tais medidas visam oferecer um atendimento de excelência aos seus 209.300 beneficiários, entre titulares e dependentes.

Dentre os marcos do trabalho desenvolvido pela Postal Saúde, em 2023, a Operadora concedeu mais de 2,5 milhões autorizações para a realização de consultas, internações, serviços de apoio diagnóstico terapêutico e odontológico. Comparado com o ano anterior, houve um aumento de 8,4%. No âmbito de exames laboratoriais e de imagem, foram atendidos 5,7 milhões de solicitações autorizadas.  

Conforme dados do relatório, os processos de autorização médica foram aprimorados por meio do fluxo de “Guias Vinculadas”, iniciado no mês de agosto/2023. A elaboração do processo se deu com objetivo de trazer mais agilidade e satisfação aos beneficiários, compactando as solicitações de procedimentos médicos e de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), em um único processo.

Outro indicativo relevante refere-se ao Programa de Saúde Ocupacional, que inclui a realização dos exames do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) dos Correios. O Programa tem por objetivo promover a saúde dos trabalhadores da Mantenedora e prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Ao todo, foram realizados 65 mil exames via o PCMSO, ou seja, a execução favoreceu 85% dos empregados elegíveis ao longo de 2023.

Para o corpo diretivo, a Postal Saúde está comprometida em cuidar dos beneficiários, colocando as necessidades, individuais e coletivas, no centro das operações e dos processos decisórios da empresa.

“Toda a instituição se adaptou às mudanças sociais, econômicas e políticas do país e com muita ousadia e inovação, trabalhamos em 2023 na incansável busca de garantir um atendimento de alta qualidade, a fim de promover o bem-estar, a qualidade de vida e a dignidade de todos os nossos beneficiários, independentemente de sua origem ou situação”, destacou Cristiano.

Estratégia Saúde & Família

Implantada em 2021, a Estratégia Saúde & Família é um modelo de organização para a oferta de ações e serviços Atenção Primária à Saúde (APS) aos beneficiários. O enfoque da estratégia está no cuidado personalizado a cada beneficiário, cujo propósito é promover a saúde de forma continuada e integral.

A Operadora tem investido na APS por acreditar que o seu fortalecimento vai garantir a toda carteira de beneficiários melhores experiências de cuidado constante à saúde, com foco na prevenção e no diagnóstico na fase inicial, aumentando substancialmente a eficácia do tratamento e da reabilitação do paciente. Para tanto, ao longo do último ano, foram realizados 131 eventos em todo o território nacional, com o intuito de esclarecer as vantagens da Estratégia Saúde & Família e dessa forma estimular novas adesões.

Com um incremento de 162,38% de beneficiários atendidos na Estratégia Saúde & Família, a Postal Saúde saiu de 3.408 beneficiários em 2022 para, em 2023, alcançar 8.942 assistidos no programa.

Encontro de Governança

Para garantir a conformidade com as leis e regulamentos, além de mitigar riscos reputacionais, a Postal Saúde investe em uma série de medidas voltadas para a cultura de ética e integridade corporativa. Com esse propósito, diversos normativos internos foram atualizados à luz da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/13) e da LGPD (Lei nº 13.709/18), e em conformidade com as resoluções da ANS.

Em meados de 2023, a Operadora promoveu o I Encontro de Governança Corporativa, com o tema “Todos na mesma direção”. O evento contou com a participação dos gestores da Sede e das 28 filiais de todo país, além dos diretores, conselheiros, especialistas, prestadores de serviço e principais autoridades do setor de saúde suplementar do Brasil.

Na ocasião, foram provocadas discussões sobre estratégias, avaliação de desempenho e o estabelecimento de novas diretrizes para o futuro. Paralelamente, outras ações de melhoria da governança foram implantadas, tais como: a automatização dos processos de buscas nas investigações de due diligence e dos processos de gestão de dados; a inclusão do programa de Integridade da Postal Saúde no calendário de ações permanentes da Operadora, com foco nas práticas de ESG, garantindo solidez e comprometimento com a responsabilidade social, dentro e fora, da cultura organizacional da empresa.

Pesquisa de satisfação

Um dos destaques do Relatório de Gestão é a Pesquisa de Satisfação dos beneficiários de Planos de Saúde. A finalidade da pesquisa é identificar os pontos fracos e fortes dos planos oferecidos e, por meio da avaliação dos clientes, aprimorar os serviços da Operadora perante seu público-alvo. Ano após ano, a participação dos beneficiários da pesquisa tem aumentado consideravelmente.

Em 2023, o resultado de satisfação apontou que 69,75% entre beneficiários e titulares satisfeitos com o plano recomendariam para colegas e familiares. O percentual de beneficiários satisfeitos com atendimento nas filiais da Postal Saúde no seu estado, chegou a 75%, sendo que, desses, a satisfação dos aposentados ultrapassa os 96% de aprovação.

Quanto à avaliação da qualidade do Estratégia Saúde e Família, 64% dos beneficiários avaliaram de forma positiva a experiência. A métrica para avaliação dos atendimentos do 0800 e do Fale Conosco chegou a 71%, enquanto entre o participantes que usam as redes sociais da Operadora foi de 77%.

Os entrevistados que responderam à pesquisa demonstraram satisfação com os conteúdos produzidos pela Postal Saúde no InstagramFacebook e YouTube.

Os colaboradores da Postal Saúde estão empenhados em oferecer todos os dias um trabalho de qualidade a cada um dos seus beneficiários. A Operadora se esforça para superar os desafios, aprimorar sua gestão e oferecer a cada cliente a melhor experiência na prevenção à saúde e no ganho de qualidade de vida.

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Foto: Postal Saúde/GECOM

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