página principal > Notícias

Postal Saúde lança campanha interna em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente 

Neste ano, a campanha foi ampliada para coleta de papéis e descarte de pilhas e baterias

2 de junho de 2023 - Atualizado em 6 de junho de 2023

 

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Postal Saúde lança na segunda-feira (5/6), por meio da Gestão de Pessoas (GEPES), uma campanha interna para coleta de papéis e descarte de pilhas e baterias.

Com a ação, foram disponibilizadas no edifício-sede da Operadora, em Brasília, nove lixeiras de plástico exclusivas para coleta de papéis e um coletor de pilhas e baterias. Identificados com adesivos da campanha, os recipientes foram distribuídos no térreo, no 1º e no 2º andar.

 

 

Os papéis coletados serão entregues à cooperativa Renove, em Brasília, especializada em reciclagem de resíduos sólidos. Já as pilhas e baterias serão entregues no ponto de coleta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA- DF), no Setor Bancário Norte. Em seguida, receberão tratamento adequado da empresa Zero Impacto, parceira do Governo do Distrito Federal.

Primeiro lote de pilhas já entregue para tratamento

No dia 1º de junho — antecipando-se ao lançamento da campanha —, a Postal Saúde entregou no Ecoponto da SEMA-DF cerca de 200 pilhas e baterias que a Gerência de Tecnologia (GETEC) recolheu, a partir da troca periódica desses materiais pelos empregados.

 

 

Da dir. para a esq.: Maria Fernanda Teixeira (SEMA-DF),
Ana Lúcia Cavalcante e Alexandre Garcia (Postal Saúde)

Descarte adequado

Participaram da entrega a coordenadora de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, Ana Lúcia Cavalcante, o presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA), Alexandre Garcia da Silva, e uma integrante da Gerência de Comunicação da Operadora.

A equipe da Postal Saúde foi recebida pela gerente de Implantação de Políticas de Resíduos da SEMA-DF, Maria Fernanda de Faria Teixeira, mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

“O descarte adequado de pilhas e baterias é muito importante, já que esses materiais contêm substâncias altamente contaminantes. Além de serem prejudiciais para o solo e a água, são nocivos para a saúde, pois possuem ingredientes cancerígenos”, alertou a gestora pública, parabenizando a Postal Saúde pela iniciativa.

 

Alexandre Garcia, presidente da CIPA da Postal Saúde

Por sua vez, o presidente da CIPA, Alexandre Garcia, destacou a relevância das ações relacionadas à responsabilidade social e à saúde dentro da Operadora.  “A iniciativa de promover uma campanha de descarte adequado de papéis, pilhas e baterias não só incentiva, mas também fomenta práticas sustentáveis. Essas práticas têm um efeito positivo tanto no envolvimento social quanto na saúde e bem-estar dos empregados”, apontou.

Importância do engajamento dos empregados

A gerente de Gestão de Pessoas em exercício, Luana Paula Franco, convida os empregados da Sede a se engajarem na campanha, depositando os materiais nos coletores indicados.

“Essas ações mostram que a Postal Saúde tem consciência de que a qualidade do meio ambiente reflete na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Por isso, precisamos nos engajar na campanha.  A contribuição de cada um é valiosa para o conjunto das políticas de nossa Operadora. Participem!”, conclama a gestora.

Filiais

A Filial da Postal Saúde no DF, localizada no edifício-sede, também participa da campanha. A intenção da Operadora é, posteriormente, levar a iniciativa para todas as filiais, mobilizando os empregados nos estados.

Maria Fernanda de Faria Teixeira em um aterro sanitário
no entorno de Brasília-DF. Foto: Arquivo pessoal

Conscientização e responsabilidade individual   

A gerente de Implantação de Políticas de Resíduos da Secretaria do meio Ambiente do DF, Maria Fernanda de Faria Teixeira, observa que todos os cidadãos, independentemente das ações das empresas em que trabalham, devem se responsabilizar pelo descarte dos materiais recicláveis.

“Existem vários pontos de coleta nas cidades, tanto de papeis quanto de pilhas, baterias, lâmpadas, materiais eletrônicos, medicamentos, entre outros. Algumas cooperativas até buscam na casa da pessoa. É preciso se informar, localizar os endereços de coleta e descarte desses materiais para não ficar dependendo apenas das ações das empresas. A conscientização começa assim, com a responsabilidade de cada um”, concluiu.


Saiba onde descartar seus resíduos

Clique nos links e digite seu CEP para encontrar pontos de reciclagem e doação mais perto de você:

Ecycle – Descarte de materiais diversos

ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos


Reportagem: Arlinda Carvalho/Postal Saúde
Fotos: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Arte: Cleiton Parente /Postal Saúde