A Diretoria-Executiva da Postal Saúde celebrou, na quarta-feira (7/6), o retorno da Operadora como membro afiliado da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. A assinatura de adesão – após um breve período de afastamento da parceria – ocorreu às 16h, no Auditório do Edifício Telex, em Brasília.
O evento contou com a presença de convidados ilustres, dirigentes de outras autogestões, como os presidentes da Cassi, Cláudio Fortes (Banco do Brasil) e da Evida, Eli Pinto de Melo (Eletrobrás). Também prestigiaram a cerimônia os representantes do Saúde Caixa, Rafael Arena, e da FioSaúde, Alcilene Soares.
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Postal Saúde, Cristiano Sayão, destacou a importância, para o fortalecimento do plano de saúde, de participar de uma entidade como a Unidas, que agrega 110 operadoras filiadas, responsáveis pelo cuidado de quatro milhões de vidas.
“Estamos voltando para onde nunca deveríamos ter saído. Juntos somos mais fortes para enfrentar os desafios do setor de saúde, que são muitos”, afirmou Sayão. “Precisamos utilizar todos os recursos e estratégias disponíveis. Na hora que as autogestões se unem e sentam juntas para defender o setor, isso nos dá mais força”, assinalou o dirigente.
Um dos desafios de sua gestão, acrescentou, é trazer de volta ao plano de saúde os carteiros e demais empregados dos Correios que, por questões econômicas, não conseguiram permanecer com a assistência médica.
O presidente da Unidas, Anderson Mendes, comemorou a adesão. “A Postal Saúde faz parte da Unidas desde o início e ficamos muito felizes com esse retorno, pois temos interesses em comum, que é cuidar da vida das pessoas. Temos muito a crescer e a aprender juntos”, disse.
O fortalecimento das autogestões que integram a Unidas também foi abordado pelo presidente da Cassi, Cláudio Fortes. “A Postal Saúde está de parabéns por essa iniciativa. A sobrevivência do setor depende da nossa capacidade de atuarmos juntos. Que bem que vocês voltaram a fazer parte da Unidas e que a Geap também voltou! Vamos nos unir e nos fortalecer cada vez mais”, comemorou.
Confira algumas vantagens da parceria com a Unidas:
– Forte representação das 110 autogestões afiliadas para defender os interesses do setor diante dos órgãos governamentais, das entidades regulatórias e demais stakeholders (partes envolvidas nos processos).
– Capacidade para influenciar políticas e decisões que impactam diretamente a saúde e o futuro das autogestões no Brasil.
– Troca de informações e debates sobre questões regulatórias e tendências no setor, permitindo às operadoras compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas entre si.
– Acompanhamento das transformações no mercado, adequando as estratégias de gestão e buscando soluções assertivas para garantir uma prestação de serviços cada vez mais eficiente.
Sobre a Unidas
Fundada em novembro de 2002, a Unidas congrega cerca de quatro milhões de vidas e mais de 110 filiadas, que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar. A entidade acompanha de perto a evolução do setor junto às agências reguladoras (Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa) e a outros órgãos, como Ministério da Saúde, Congresso Nacional e diversas instâncias governamentais. Além disso, seu trânsito com representantes de outros segmentos da saúde suplementar garante à entidade reconhecimento e possibilidade de participar ativamente do cenário de saúde no país.
Postal Saúde. Há 10 anos, sua vida é a nossa existência.
Por: Gerência de Comunicação da Postal Saúde
Fotos: GECOM