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Postal Saúde tem melhor desempenho entre autogestões em monitoramento da ANS

No terceiro trimestre de 2020, a Operadora obteve os melhores indicadores desde sua criação, em 2014

18 de dezembro de 2020 - Atualizado em 24 de fevereiro de 2021

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em dezembro, o resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento referente ao 3º trimestre do ano de 2020. A Postal Saúde foi classificada na Faixa 1, não apresentando, no período em questão, registro de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) assistenciais classificadas como Não-Resolvidas.

Esse é o melhor desempenho desde a criação da Operadora, em 2014. Pelas informações apresentadas, tem sido observada efetividade na resolução das demandas assistenciais em âmbito de NIP. No entanto, a Coordenação de Obrigações Acessórias da ANS (GEREL/COANS), responsável pelo processo de NIP, reforça a importância de manter os esforços investidos na resolução das NIPs.

“Para manter a qualidade, é essencial a atenção das unidades ao prazo e à qualidade dos subsídios apresentados para instrução das demandas, além do compromisso dos gestores na análise das condutas adotadas que culminaram no registro das reclamações”, explica Caio de Almeida Leite, coordenador da ANS (GEREL/COANS).

A Postal Saúde se manteve na Faixa 1 pelo terceiro trimestre consecutivo, melhor resultado na história da Operadora.

A Postal Saúde se manteve na Faixa 1
pelo terceiro trimestre consecutivo,
melhor resultado na história da Operadora.

O que é Monitoramento da Garantia de Atendimento?

O Monitoramento da Garantia de Atendimento consiste no acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações referentes ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial; e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas, sendo que as faixas superiores representam um pior resultado no indicador de acesso às coberturas assistenciais.

As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.


Em caso de dúvidas sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento, entre em contato com a GEREL por meio do ramal 61 6837 ou do e-mail coans.gerel@postalsaude.com.br.