Mantendo o compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, a Postal Saúde realizou, entre os dias 2 e 6 de novembro, a 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), na Sede da Operadora, em Brasília/DF.
Os colaboradores receberam atendimentos para realização de auriculoterapia, liberação miofascial e baropodometria, mais conhecida como “teste da pisada”, além de exames rápidos para aferir a pressão interna dos olhos, de um momento relaxante de massagem e sorteio de brindes.
Um dos destaques do evento foi o diálogo com o psicólogo clínico Wesley Costa, que discorreu sobre o tema “Saúde Mental e Integralidade: O equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e autocuidado”. Em uma conversa leve e esclarecedora, o profissional respondeu aos principais questionamentos dos colaboradores a respeito dos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho.
O especialista pontuou situações que levam o indivíduo ao desgaste emocional no ambiente corporativo. “O excesso de cobrança e demandas de trabalho sem pequenas pausas durante o dia podem acarretar no aumento dos níveis de estresse, sintoma capaz de modificar o ambiente ao redor e as relações interpessoais”, explicou o psicólogo.
Para o enfretamento dos conflitos internos ocasionados pelo estresse do dia a dia, é recomendada terapia, uma discussão levantada durante a palestra em razão dos estigmas sociais em torno deste tipo de acompanhamento médico.
“Nem todos os casos apresentados nos consultórios são necessários a prescrição de remédios, apenas as sessões de terapia, elas são muito eficazes, pois ajudam a regular as emoções e o comportamento”, esclareceu.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), Natália de Oliveira Silva, destacou a relevância em tratar da saúde mental para o melhor desempenho das atividades na rotina de trabalho.
“É essencial enfatizar que a saúde mental afeta diretamente nossa produtividade, criatividade e capacidade de nos relacionarmos no ambiente corporativo. Por isso, é fundamental que nos unamos para criar um ambiente saudável e acolhedor. Além disso, devemos estar atentos aos sinais e procurar ajuda de um profissional capacitado, se necessário, para obter o tratamento adequado”, enfatizou Natália.