Um roteiro simples, basicamente a diluição de uma pequena quantidade de água sanitária em água potável, elimina o novo coronavírus. O bacharel em Química Tecnológica e doutor em Ciência Jorge Macedo, especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes, detalha informações que integram “Technical Brief” da Organização Mundial de Saúde (OMS) lançado, neste mês, para auxiliar no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Baseado nessas orientações, Macedo, que é autor de 20 livros sobre diversos temas, dentre eles, a desinfecção e esterilização química, elaborou, com o apoio do Sistema CFQ/CRQs, um review em que traz roteiro simples para o emprego da água sanitária com eficácia e segurança. Veja o review aqui.

Apenas mudando a concentração, é possível dar diferentes usos ao produto. A única recomendação na hora de comprar a água sanitária é que o princípio de cloro ativo seja de 2% a 2,5%.

Usando como medida um copinho de café, de 50 ml, deve ser utilizada metade dessa quantia (25 ml), dissolvida em um litro de água, para obter uma solução diluída capaz de eliminar o coronavírus da superfície de mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado, por exemplo.

Concentrações mais elevadas de água sanitária exigem luvas

Se usado o mesmo copinho de 50 ml – desta vez cheio de água sanitária dissolvida também em um litro de água –, é possível eliminar o coronavírus em pisos, áreas abertas ou solas de sapato. Devido à concentração, recomenda-se o uso de luvas no manuseio.

O especialista afirma ainda que, se usadas da maneira correta, as soluções de água sanitária são capazes de deixar o visitante indesejado do lado de fora das casas.

“Basicamente, temos como utilizá-las no pano umedecido, ou com borrifador, desses usados para molhar pequenos vasos de plantas”, assinala.

Dica importante: Não use essa diluição para os alimentos, pois a concentração da água sanitária para este fim desse ser menor. Veja a seguir.

Higienização de frutas e verduras: a solução deve ser mais diluída

Para consumir frutas e verduras é fundamental fazer uma boa higienização. Muita gente acha que o vinagre ajuda a eliminar as bactérias, mas a única coisa que ele faz é ajudar a soltar a terra e os insetos que ficam presos nas folhas verdes.

A forma mais eficiente de higienizar as frutas e hortaliças é usar água sanitária e água corrente.

Diluição adequada

Para higienizar as frutas e verduras, para cada litro de água é indicado usar uma colher de sopa de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

Resumindo

Uso da água sanitária para desinfetar superfícies e objetos: 25 ml (5 colheres de sopa) de água sanitária diluída em um litro de água. Usar pano umedecido ou borrifador.

Uso da água sanitária para desinfetar áreas abertas e solas de sapato: 50 ml de água sanitária (10 colheres de sopa) diluída em um litro de água.

Uso da água sanitária para desinfetar frutas e verduras: 1 colher de sopa para um litro de água. Deixar por 15 minutos e enxaguar novamente m água corrente.

Obs: Lembre-se de observar os cuidados exigidos para cada uso!


Fontes: Conselho Federal de Química
Site de Notícias G1
Fotos: 123 RF