A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.
É muito importante que os públicos prioritários tomem a vacina, pois a gripe também pode levar a casos graves e até mesmo à morte.
Etapas da Campanha
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2021 está sendo feita por etapas, para evitar aglomeração e respeitar o distanciamento social, em razão da pandemia.
Na primeira etapa, de 12/4 a 10 de maio, foram vacinados os seguintes grupos prioritários: gestantes, mães com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
indígenas e trabalhadores da saúde.
Confira os grupos e as datas das etapas seguintes:
Segunda etapa (11/05 A 08/06)
Idoso de 60 anos ou mais
Professores
Terceira etapa (09/06 A 09/07)
Doentes crônicos
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Motoristas e cobradores de transporte coletivo
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
ATENÇÃO: É importante que os públicos prioritários confiram as datas corretas da vacinação, procurem o posto de saúde mais próximo e tomem a vacina, sem esquecer de levar a caderneta de vacinação ou documento com foto. Para saber mais, acesse gov.br/saude.
Quem tomou a vacina contra a covid-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe. Caso ainda não tenha tomado, mas está próximo, é importante que dê preferência para a vacina contra a covid-19. Depois de 14 dias, poderá receber a vacina contra a gripe.
É importante que os públicos prioritários confiram as datas corretas da vacinação, procurem o posto de saúde mais próximo e tomem a vacina, sem esquecer de levar a caderneta de vacinação ou documento com foto. Para saber mais, acesse gov.br/saude.
Leia a íntegra da matéria publicada no Ministério da Saúde: Vacinação contra a gripe 2021
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Dreamstime